Com o avanço da odontologia, foi possível criar aparelhos cada vez menores e até mesmo transparentes. Confira os cuidados necessários!

Ir ao dentista deve ser algo a fazer parte da vida de todas as pessoas, pois, a cada 6 meses, é fundamental fazer uma visita. Muitas pessoas colocam aparelhos fixos para corrigir defeitos e poder ficar com um sorriso ainda mais bonito, como de capa de revista.

Dessa forma, o aparelho bucal, mais conhecido como aparelho fixo, é uma ferramenta dentária que serve para corrigir imperfeições. Nos dias de hoje existem diversos tipos de aparelhos, porque, durante muito tempo, usar aparelho era sinônimo de não ter uma aparência tão agradável devido aos fios e moldes tão grandes e grosseiros.

Com o avanço da odontologia, foi possível criar aparelhos cada vez menores e até mesmo transparentes, mas, quem usa aparelho fixo deve tomar alguns cuidados, principalmente na higienização. Por isso, confira abaixo dicas de cuidados com o aparelho bucal:

Cuidados com o uso de aparelho fixo

  • Alimentos duros

Consumir alimentos duros ou com sementes é um grande risco para quem usa aparelhos. Isso porque, podem até mesmo danificar o aparelho e atrapalhar o tratamento. Pois, ao morder poderá danificá-lo. Então, durante o tratamento o mais indicado é evitar estes tipos de alimentos.

  • Escova de dente

Na hora de escovar os dentes é preciso ter uma atenção redobrada com a escova de dente, isso porque, escovas com cerdas menos macias não conseguem fazer a limpeza correta nos dentes.

É preciso comprar uma escova ideal para aparelhos ortodônticos, que tenham uma boa quantidade de cerdas e que sejam ultramacias. Você poderá encontrar em diversas farmácias populares. Pergunte ao dentista qual marca é a mais indicada para o seu tipo de aparelho fixo.

  • Passar fio dental corretamente

Passar o fio dental com aparelho fixo deve seguir um passo a passo para que seja possível retirar todos os resíduos de alimentos. Por isso, você pode encontrar em farmácias passantes que ajudam a passar o fio dental nos dentes.

  • Higiene em dobro

Quem usa aparelho fixo precisa ter um cuidado redobrado, por isso, é necessário escovar muito bem os dentes e manter a higiene todos os dias. Isso porque, as peças juntam muito mais resíduos de alimentos, sendo uma porta de entrada para acumular bactérias bucais e gerar mau hálito, entre outros males.

Fonte: IPED