A periodontia é uma especialidade dentro da área odontológica que tem como principal objetivo, cuidar de tudo que fica ao redor dos dentes.

Você alguma vez já ouviu falar na história da periodontia? Como foi que surgiu os cuidados com a higiene bucal, com o escovar dos dentes e fio dental?

Bem, se você não atua na área odontológica, provavelmente ainda não deve ter escutado falar sobre isso e nem tão pouco lido algum artigo que trate deste tema. Mas hoje você vai saber como foi o passo a passo disso tudo e aprender onde é que se originou a ideia de que é fundamental cuidar da sua saúde bucal.

Por isso, confira abaixo um pouco da história e também curiosidades sobre todo o universo que envolve a periodontia. Mas, antes de qualquer coisa, você tem alguma ideia de como ela surgiu? Pense em algo agora e depois faça a comparação se você acertou, errou ou chegou perto da história real.

O que é periodontia

A periodontia é uma especialidade dentro da área odontológica que tem como principal objetivo, cuidar de tudo que fica ao redor dos dentes. As gengivas, osso e ligamento periodontal são as estruturas nobres da Periodontia.

Origem da periodontia

Há centenas de décadas, na época dos sumérios, a higiene bucal já era praticada. Claro que sem quase recurso algum, eles utilizavam palitos de dentes de ouro que eram até mesmo cuidadosamente repletos de detalhes decorativos. Esses palitos realmente foram encontrados por pesquisadores, o que retrata então que já naqueles tempos havia um certo cuidado com os dentes.

Doenças periodontais mais comuns

As doenças periodontais, em grande parte dos casos, costumam ser causadas pelo acúmulo de placa bacteriana ao redor da gengiva. Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, ocasiona uma inflamação que recebe o nome de gengivite.

Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado, é possível verificar isto nas radiografias, é a chamada de Periodontite. Essas duas são as principais doenças ocasionadas e são totalmente tratáveis em consultórios odontológicos.

Ambas podem ser tratadas com a realização de raspagem periodontal, ou limpeza, que é um termo mais comum e conhecido popularmente. Além disso, para fazer a prevenção ou evitar que a doença ataque de novo é totalmente recomendado de que seja realizada diariamente a higiene oral exclusiva e direcionada para cada pessoa e cuidar da manutenção do estado de saúde da boca.

Pesquisas já feitas comprovam de que grande parte da população acaba tendo futuras complicações na saúde bucal pelo fato de não cuidar todos os dias de forma correta.

É necessário fazer a escovação depois das refeições, utilizando o fio dental. Atente-se sempre na forma que você está escovando ou passando o fio. Pessoas que fazem isso de forma incorreta também podem acarretar problemas periodontais. Portanto, pergunte ao seu dentista qual é a maneira correta de fazer a escovação diária e procure fazer sempre de tempos em tempos ir ao especialista, para verificar como anda a sua saúde bucal, pois, muitas vezes, os sinais podem demorar a aparecer.

Fonte: IPED