Quais são os riscos de usar o fio dental com força? Veja a maneira exata de passá-lo

Por Dra. Juliana Ahagon

Você faz parte do grupo de pessoas que acredita que a higiene bucal é somente a escovação? Pois está na hora de rever esses seus cuidados diários. Sim, escovar os dentes é de suma importância no seu dia a dia. Entretanto, para que a limpeza ocorra completamente, você precisa de outra ajuda, como a do fio dental. Muitas pessoas, contudo, reclamam sobre esse item por acharem difícil ou porque sentem incômodo ao usar. Mas será que você está usando corretamente? Conversamos com a dentista Juliana Ahagon que explicações sobre o uso do fio dental.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO USO DO FIO DENTAL?

A escova de dente não é suficiente para fazer a limpeza ideal da cavidade bucal. “O fio dental proporciona a limpeza através da remoção mecânica da placa bacteriana e de resíduos que se acumulam na superfície dental”, define a profissional. O item é indicado para limpar onde a escova não alcança, que é a área entre os dentes. Pacientes que não fazem uso do fio dental, ou não utilizam de maneira correta, apresentam um acúmulo maior da placa bacteriana. E então, esse quadro acaba facilitando o surgimento de outros problemas, como doenças gengivais, cárie e mau hálito.

FIO DENTAL É IMPORTANTE, MAS DEVE SER USADO COM CUIDADO

Assim como uma escovação feita com maior força, o uso incorreto do fio dental dessa maneira também pode resultar em problemas para a saúde bucal. Quando a força é aplicada durante o uso do item é possível que aconteça uma lesão na gengiva, o que explica o incômodo que algumas pessoas sentem ao usá-lo. “Isso pode causar um pequeno sangramento e desconforto local, que deve melhorar em um curto período de tempo”, esclarece a odontologista. Entretanto, a higienização não deve ser interrompida, apenas fique atento à forma com que você está manuseando o fio. Nos casos em que o sangramento persistir é indicado procurar um profissional. Assim, ele poderá orientar e avaliar a saúde gengival do paciente em questão.

CONFIRA AS DICAS PARA USAR O FIO DENTAL CORRETAMENTE

Lembrando que o fio dental é de uso diário. A profissional orienta a maneira certa de passá-lo. “Posicione-se entre os dentes até atingir a região gengival, fazendo um movimento de abraçamento em cada dente adjacente”, orienta Juliana. Não esqueça que os movimentos devem ser suaves e sem força, podendo repetir o gesto se for necessário para completar a limpeza. Quanto ao momento de realizar essa tarefa, não há uma regra sobre ser antes ou depois da escovação, embora, a maioria dos dentistas recomenda que seja feito antes. “Todos os pacientes devem usar o fio dental diariamente, desde a infância”, completa a profissional. Além disso, há casos de uso diferenciado do item, como para quem usa aparelho ortodôntico ou prótese dentária. “Nesse caso, um profissional deve indicar o tipo de fio adequado para o paciente”, finaliza.

Fonte: Sorrisologia

2018-04-17T11:31:49+00:00 Maio 15th, 2018|Saúde Bucal|

Leave A Comment

Resolva este captcha: *